Notícias

Caiu, no 1º trimestre de 2019, o peso médio do frango abatido em estabelecimentos inspecionados

Os dados consolidados do IBGE relativos à produção inspecionada de carne de frango no primeiro trimestre de 2019 apontam que o número de cabeças abatidas e o volume de carne delas proveniente apresentaram índices de redução muito próximos – queda pouco superior a 2% – o que significa que o peso médio das aves abatidas não sofreu grande variação em relação ao mesmo trimestre de 2018.

Neste caso, o peso médio registrado caiu de 2,341 kg para 2,334 kg por cabeça – redução de 0,32% e índice oposto ao registrado nos 12 meses encerrados em março de 2019, período em que o peso médio aumentou 1,07% em comparação a idêntico espaço de tempo anterior.

Notar, de toda forma, que o peso médio desses 12 meses sofreu grande influência dos abates de junho de 2018, ocasião em que, para um aumento de pouco mais de 2% no número de cabeças abatidas, o volume de carne produzida aumentou quase 7%. Efeito da greve dos caminhoneiros, que paralisou os abates e manteve os frangos nas granjas por tempo bastante superior ao normal.

AVISITE